A importância da reposição hormonal

Reposição Homornal Mulher

A reposição hormonal é um tratamento muito utilizado principalmente, quando a mulher chega na época da menopausa.

Neste período seus níveis de estrogênio e progesterona caem consideravelmente, causando sintomas como os calores, irritabilidade, perda de apetite sexual, falta de lubrificação vaginal, aumento de peso, depressão e outros problemas.

A reposição hormonal teve inicio na década de 30 quando foi descoberta a fórmula do hormônio estrogênio e a indústria farmacêutica começou a sintetizá-lo e este começou a ser introduzido no tratamento da menopausa. A reposição nada mais é do que fornecer ao corpo doses destes hormônios que estão decaindo com o passar dos anos, seja hormônios sintéticos ou naturais, a reposição hormonal tem seus prós e contras e cabe à mulher e ao seu médico saberem o que é melhor para a mesma.

A reposição hormonal traz benefícios como redução do risco de osteoporose, já que o declínio destes hormônios faz com que se perca massa muscular; reduz o risco de doenças cardiovasculares o que é aumentado quando se tem pouco desses hormônios no organismo; reduz o risco de depressão; melhora a libido e a atividade sexual e ainda causa a melhora da memória e da irritabilidade, principais sintomas da menopausa.

Os contras da reposição hormonal para alguns especialistas, ou seus efeitos colaterais são em alguns casos inchaço ou retenção de líquido, náuseas, aumento de peso, dor de cabeça e pelo corpo, crescimento de nódulos, inchaço nos seios, pressão alta, tromboses e embolias e alguns tipos de cânceres, mas todos estes sintomas devem ser levados em consideração que não acontecem em todas as mulheres, assim deve-se verificar quais os benefícios que o tratamento trará em relação ao riscos, assim se o benefício for maior, vale a pena correr o risco. Mas é um risco assistido, todo o tempo o médico estará a par da saúde da mulher, por isto é fundamental que só se faça a reposição hormonal sob a severa vigilância de um médico.

Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.