A reciclagem no Brasil – Reciclagem de Lixo

Reciclagem do Brasil

Meio Ambiente Reciclagem

O Brasil produz 56 milhões de toneladas de lixo todos os ano e só 2,4% dos resíduos sólidos são reciclados. É pouco se comparado com o de outros países. Porém, empresas do setor de reciclagem estão tentando aumentar esse índice. Isso porque a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) coloca regras para o tratamento do lixo que abre uma grande oportunidade para o setor de reciclagem. Empresários e representantes da sociedade ligados à gestão do lixo, estão trabalhando pela melhoria da reciclagem no Brasil. Alguns países da Europa chegam a reciclar 45% dos seus resíduos.

Segundo a PNRS, todos os envolvidos na fabricação, distribuição, venda e consumo de produtos são responsáveis pelos seus resíduos. Além disso, diz também que todos os lixões – locais em que o lixo é depositado sem tratamento ou separação, sejam fechados até o ano de 2014. Com essas novas diretrizes a sociedade e o Poder Público vão ser obrigados a buscar alternativas para o lixo produzido nas cidades.

O aumento da reciclagem é, com certeza, uma delas. Para que isso aconteça os empresários devem cobrar ações do governo federal, porque apesar de sancionada, a política de resíduos ainda não foi regulamentada e não existem normas claras para sua aplicação nos estados e municípios.

Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.