Aprenda a lidar com o chefe

Se comportar com o patrão

Desde o momento em que acordamos começamos a nos relacionar com pessoas. Primeiro, nos relacionamos com a família, tão logo saímos de casa, passamos a relacionar com os vizinhos, as pessoas na rua, no trânsito, nos relacionamos com o taxista, com o motorista do ônibus e os passageiros e saber relacionar com cada uma destas pessoas é fundamental para o nosso dia. Para que a noite possamos estar menos cansados, menos estressados e mais satisfeitos

No trabalho o relacionamento por si só já é difícil, agora imagine relacionar com colegas de trabalho que em alguns casos competem com você, relacionar com colegas estressados, mal humorados, mal educados e com o chefe então, pode ser ainda mais difícil se relacionar com alguém que o tempo todo está atento a cada passo que você dá dentro da empresa e quer o tempo todo seu retorno positivo para o crescimento da organização.

É fundamental aprender a lidar com cada situação, cada dificuldade e utilizar até mesmo as situações mais difíceis a seu favor, por exemplo, se em uma reunião seus colegas de trabalho são convidados a comentar sobre um trabalho seu. Você poderia ficar chateado, pensar que o chefe quer lhe colocar contra a parede para ser criticado por todos mas é uma ótima chance de você saber o que cada um pensa a seu respeito e mais, no final, você pode pedir a palavra e se explicar. Talvez alguém entendeu algo errado, talvez teve uma visão distorcida dos fatos. Vire a mesa e exponha suas ideias corretamente. Com educação, bom senso e objetividade você sairá por cima.

Comece a treinar também sua compreensão. Será que o chefe está nervoso com você realmente, ou será que ele teve problemas em casa, será que está com um filho doente ou com algum problema, será que os pais dele estão bem, será que a empresa teve um prejuízo ou vai mal nos negócios, ele pode até descarregar em você, mas não é com você. Aprenda a compreender assim como é bom ser compreendido quando precisamos.

Todos os sentimentos dentro de nós crescem, à medida que os alimentamos. Então comece a alimentar sua paciência, compreensão, seu bom humor, sensatez, educação. Se a empresa toda está estressada, se o chefe está com raiva, calma, você pode resolver os problemas, mas sem precisar tratá-los com grosseria. Pode ter certeza que esta sua atitude será contagiante e em pouco tempo estarão bem mais simpáticos com você.

Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.