Artesanato: a Arte que agrega Cultura

Artesanato

O artesanato é uma técnica praticada pelo o artesão, que produz produtos de forma manual, que são considerados verdadeiras obras de arte. Esse oficio muitas vezes é passado de geração para geração, e diz muito sobre a cultura de um povo, país e nação.
Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico, quando o homem começou a utilizar a pedra, os seus principais produtos consistiam em cerâmicas e tecer fibras de animais e vegetais.

Com a passar dos séculos e com a modernização das maquinas e o surgimento das indústrias, o trabalho manual foi desvalorizado e muitas pessoas foram obrigadas a deixar de praticar esse oficio e migrar para as indústrias em uma exaustiva rotina e não recebendo uma remuneração digna, que muitas vezes não era capaz de garantir a subsistência de uma família.
Em todos os continentes o artesanato ainda é muito valorizado como forma de expressar a cultura de uma região, e manter vivas as tradições locais, muitas pessoas sobrevivem dessa pratica que mesmo sendo desvalorizada é reconhecida pela habilidade e destreza que os praticantes dessa arte exercem.

O povo indígena pratica o artesanato com produtos típicos da flora e outros elementos oriundos da natureza são de extrema beleza e exuberância, são umas das principais características dos povos indígenas brasileiro.

No Brasil o artesanato é conhecido e admirado, os que fazem maior sucesso entre os turistas são os artesanatos tipicamente nordestinos e indígenas. Um dos artesãos mais famosos em território brasileiro foi “Mestre Vitalino”, conhecido por representar cenas do cotidiano nordestino, principalmente do interior de Pernambuco nas quais mostravam a forma de vida dos sertanejos em esculturas feitas de barro e argila, conseguiu espalhar sua arte por todo o país.

Para ressaltar essa arte que representa as diferenças regionais no território brasileiro ocorrem feiras famosas, que recebem todos os anos muitos visitantes, entre elas estão: as feiras artesanais de Feira de Santana, Sobral e Caruaru.
Essa arte que caracteriza um povo, também é responsavél por geração de renda, onde muitas familias sobrevevim do trabalho manual, garatindo um futuro digno e preservando as tradições.


Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.