Usina Belo Monte – Milhares de novos Empregos surgem meio às matas

Usina BeloMonte Empregos

Esta será a segunda maior usina do Brasil, a usina de Belo Monte, no Rio Xingu, estado do Pará. O Governo, juntamente com a direção de Belo Monte já prepara uma estratégia para profissionalizar os moradores da região, pois já é grande a movimentação em todo o país de pessoas que estão se preparando para irem trabalhar em Belo Monte. Na verdade, estas pessoas vão para Belo Monte sem nenhuma garantia de emprego e até conseguirem uma oportunidade passam por muitas dificuldades e isto pode gerar um grande problema para a região.

A obra de Belo Monte é a maior do Brasil, em andamento. Os empregos gerados na região estarão ligados diretamente à usina mas muitos empregos indiretos já começam a surgir, são pessoas fornecendo marmitex ao funcionários, lanches, roupa lavada, dormitórios e tudo mais para os operários que têm uma carga horária muito grande não sobrando tempo para mais nada.

Quase a metade dos empregos gerados na região têm sido para o Consórcio Construtor Belo Monte, a empresa que foi contratada pela Norte energia para a execução da obra. Este consórcio é formado pela Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht, Camargo Corrêa e outras empresas de menor porte.

Belo Monte irá gerar muitos empregos, muitas famílias irão conseguir uma melhor renda e uma melhor condição de vida com os salários pagos pela Usina, mas é preciso não se iludir. O Brasil já presenciou outras situações como estas e já sabe o resultado que não é nada positivo.
O Governo, juntamente com a direção da usina precisará se mobilizar rápido para que não haja uma busca desenfreada de milhares de pessoas migrando para a região de Belo Monte o que iria comprometer ainda mais a difícil vida daqueles que lá residem há anos.

Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.