Como fazer um bom Currículo Vitae – Modelo

Criar Curriculo Vitae

Dicas de Como fazer um Currículo

Com a chegada do novo ano, estão também as oportunidades de se ingressar no mercado de trabalho.

Para aqueles que estão em busca de uma melhor colocação no mercado ou para os estão em busca do primeiro emprego, segue algumas dicas de como tornar o seu currículo diferenciado perante aos inúmeros concorrentes, sendo que este é o cartão de visita do candidato. Segundo especialistas de recrutamento e seleção, um currículo bem elaborado poderá garantir ao pretendente possíveis participações em entrevistas de emprego despertando assim o interesse dos entrevistadores, já que estes selecionam os candidatos a partir de diversos critérios começando através da apresentação do candidato por intermédio do currículo. Sendo assim segue algumas dicas para caprichar e ter maiores chances de garantir um emprego em um mercado tão competitivo.

Comece a elaborar o currículo com a primeira pessoa do singular com boa apresentação e estética, clareza e objetividade, contendo inicialmente os dados pessoais como nome, endereço, data de nascimento, telefone e se possui CNH.
Em seguida coloque seu objetivo profissional, ou seja, o que você está buscando no mercado, logo após faça uma breve apresentação ressaltando suas qualidades de forma sucinta e objetiva.

As qualificações como Formação acadêmica, Cursos extracurriculares, Idiomas devem ser bem explorados para que assim o entrevistador possa avaliar suas competências.

Por último descreva as experiências profissionais e as atividades desenvolvidas Principais realizações, Nível de responsabilidade

– Poder de decisão de forma resumida do último para o atual, com datas em que iniciou a trabalhar.

O que não deve conter no currículo, filiação, referência profissionais e pessoais, foto (a não ser que a vaga especifique), início dos estudos (1º. E 2º. Grau, se você já possui 3º. Grau – universitário) e mais do que quatro empresas trabalhadas e não exceda mais que duas páginas.

Por fim caprichar no currículo é um ponto fundamental para aqueles que almejam um emprego. Para os que não possuem experiência profissional especialistas recomendam descreverem atividades que realizaram ao longo, ou seja, trocando experiência profissional por experiência de vida, a carta de apresentação é uma ótima sugestão, pois nela o candidato poderá falar um pouco mais de si, porém nesta carta o essencial é conter quem sou o que quero o que realizei na carreira no máximo 20 linhas.

Hoje no mercado existem centros especializados em recrutamento e seleção prontos a atender, candidatos que necessitam de ajuda para formular o currículo, sendo estes de fácil acesso, podendo ser encontratos viam web ou em agências especificas boa sorte e sucesso.


Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.