Dicas para acertar na hora de enviar seu currículo

Enviar Curriculum

As facilidades que a internet traz nos leva a cometer muitos erros na hora de enviar nosso currículo para uma empresa que tem uma vaga de emprego disponível e nós gostaríamos muito de ocupar aquela vaga.
No intuito de agradar, enviamos o currículo por e-mail e anexamos uma foto, para ficar um “currículo ilustrado”. Mas isto é completamente errado. A foto só deve ser enviada juntamente com o currículo se no anúncio da vaga mencionar este desejo da empresa, de receber as fotos dos candidatos, do contrário, não envie sua foto. Principalmente quando é aquela foto tirada na balada, com a turma, ou em casa, utilizando a câmera do celular. Foto, só se a empresa quiser, se no anúncio da vaga pedir.

Outro erro, comum entre aqueles que entregam o currículo impresso, é utilizar de alguns artifícios para chamar a atenção, por exemplo, imprimir o currículo em papel colorido, ou papel branco mas que tenha detalhes na borda, ou ainda, utilizar envelopes coloridos. As cores podem até chamar a atenção dos recrutadores em um primeiro momento, mas jamais irá garantir sua vaga, pelo contrário, passa uma péssima primeira impressão. Jamais faça isto.

Erro de português em currículo, jamais. Se for preciso, enquanto reforça seu português, peça alguém com conhecimento mais avançado para fazer uma verificação para você. E nunca use gírias.

Não é regra, mas para facilitar para a empresa, disponibilize suas experiências profissionais em ordem descrente, para que o recrutador possa ter facilidade para acompanhar sua trajetória profissional, conferir datas, períodos de trabalho, etc.

E por fim, não faça um currículo muito longo. Seja breve, objetivo, de forma que em poucos instantes a pessoa que ler fique sabendo das principais informações a seu respeito, ou seja, aquelas que realmente interessam para saber se você está ou não de acordo com o perfil da vaga disponível.

Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.