Labirintite: a causa, sintomas e tratamento

Labirintite causa das Touturas

O que Labirintite

A labirintite é uma doença que atinge uma grande parte da população brasileira, inclusive crianças, é muitas vezes reconhecida devido à tontura, zumbidos no ouvido e falta de equilíbrio. Ela é uma doença que atinge o equilíbrio e causa uma infecção no trato respiratório superior, a labirintite é um processo inflamatório que atinge os labirintos, os quais se encontram no sistema vestibular interno do ouvido.

O processo inflamatório que atinge os labirintos ocorre muitas vezes devido a uma infecção viral ou bacteriana, mas também pode se originar devido a um trauma na região da cabeça, alergia ou envelhecimento.
Os sintomas são parecidos na maioria dos portadores dessa enfermidade, os principais sintomas da labirintite são:

Alterações visuais: consiste em ter dificuldade em focalizar o olhar em algo, ter sensão que as imagens estão rodando, escurecimento da visão e fotofobia.
Alteração na percepção do corpo: dificuldade em andar em linha reta e dirigir, falta de equilíbrio, sensação de desmaio, instabilidade do corpo, e muitas pessoas com labiritinte sente náuseas.

Irritação no ouvido: zumbidos, dores, sensação de ouvido tampado, sensibilidade auditiva ou dificuldade para ouvir.

Além desses sintomas, podem ocorrer problemas musculares, que podem ocasionar outros sintomas, como: dor de cabeça e no corpo e sensação de pressão na cabeça.

Por causa dos sintomas variados a labiritinte pode ser confundida com outras doenças de sintomas parecidos, como cinetose e neuronite vestibular.
O tratamento da labirintite aguda leva normalmente de uma a seis semanas, mas é comum as tonturas persistirem por muito tempo, o tratamento ameniza os sintomas e os incomodos causado pela doença.

Labirintite Tratamento

É necessário passar por exames para saber a causa da doença e saber os medicamentos que precisaram ser ultilizados. A maioria dos tratamentos consitem em:

• procurar diminuar as tonturas
• utilizar criteriosamente os medicamentos antivertiginosos
• fazer exercicios para a reabilitação do equilibrio
• correção de habitos alimentares que podem ocasionar as vertigens e outros sintomas
• Mudança de hábitos e vicios que podem agravar os sintomas como o tabajismo.
• Cirugia da vertigem, que são realizadas em casos mais graves quando a presença de problemas cerebrais e tumores

A grande maioria dos pacientes ( cerca de 90%) respondem de forma satisfatória ao tratamento da labirintite e tem a maioria dos sintomas amenizados.


Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.