O que é preciso para Adotar uma Criança

Adotar uma Criança como fazer

A maioria dos brasileiros não tem o conhecimento certo para adoção de uma criança. Muitos deles procuram em hospitais, maternidades e poucos em abrigos, onde o correto seria as Varas da Infância e da Juventude em todo o país.

Existem uma grande quantidade de crianças sem família e muita gente interessada em realizar a adoção.

Para isso existe uma burocracia que avalia aspectos importantes e indispensáveis no processo de adoção.

O adotante deverá ser maior de 18 anos, independentemente do estado civil, ou casal, ligado por matrimônio ou união estável, diferença de idade entre o adotante e o adotado deve ser de no mínimo, 16 anos. Nesse processo tem que haver participação do Ministério Público.
A família pretendente passa por uma análise de assistentes sociais, psicólogos, Promotoria Pública, e recebe finalmente a guarda provisória, os pais devem permanecer 15 dias com a criança para a adaptação do mesmo e após
o final do processo, os pais adotivos são autorizados a substituir a certidão de nascimento original pela nova, onde muda-se somente os nomes dos pais, avos e eventualmente o nome da criança, permanecendo com a data de nascimento
e local. É irrevogável, tendo os mesmos direitos e deveres de qualquer outro filho, proibindo qualquer tipo de discriminação.

Crianças a serem adotadas

Existem casos de adoção por casais do mesmo sexo, mas apenas após recurso aos tribunais.

Todo processo de adoção do Juizado da Infância e da Juventude é gratuito. Adote uma criança e não escolha, idade e nem cor.

Não é difícil adotar uma criança, basta seguir as medidas burocráticas.


Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.