Síndrome do Pânico – sintomas, tratamento

Uma doença totalmente inesperada que pode atingir pessoas de diferentes idades, raças, classe social e gênero. Independente do estilo de vida que o indivíduo tenha, a Síndrome do Pânico pode surgir inesperadamente, sem motivo aparente. Os sintomas aparecem repentinamente e funcionam como uma preparação do corpo para algo caracterizado como “terrível” pelo paciente.
Entre os sintomas os mais comuns estão:

Síndrome do Pânico - sintomas, tratamento
Contração muscular, Palpitações, Tontura, Dificuldade de respirar, Calafrios ou ondas de calor, Confusão, Medo de morrer, Vertigens e sensação de debilidade.

Geralmente, as crises de pânico tendem a durar alguns minutos, mas para o paciente é tempo suficiente para se ter uma experiência extremamente desagradável. A doença precisa ser tratada por um médico terapeuta que irá ou não indicar medicação específica para o controle das crises.

Pessoas que não se tratam, possuem crises repetidas e passam a ter medo de ter outras crises, a isso chamamos de “transtorno do pânico”.
O transtorno do pânico é um problema sério de saúde, pois o paciente que não é assistido adequadamente poderá desenvolver medos irracionais, as chamadas “fobias” e evitar algumas situações de sua rotina. Essa atitude poderá provocar uma reclusão total ou parcial deste indivíduo que irá evitar ao máximo sair de casa.

Geralmente a faixa etária mais afetada são jovens adultos entre 24 e 40 anos que estão na plenitude de suas vidas profissionais.
O tratamento deve ser iniciado ao sinal dos primeiros sintomas. A medicação será prescrita pelo médico para que se possa tentar corrigir a troca de informações dos neurotransmissores cerebrais que estão “falhando”.
É preciso levar a doença a sério, pois o transtorno de pânico já é considerado uma doença grave que atinge entre 2 a 4% da população mundial.

Artigos Relacionados:

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.