Sintomas de Rinite e Sinusite – Tratamento

Rinite e Sinusite Tratamento

O que é Rinite

A rinite alérgica atinge 4 em cada 10 pessoas, é causada pela inflamação das mucosas do nariz, essa doença atinge tanto adultos quanto crianças. Ela pode ser causada por vírus, alergia a medicamentos, produtos químicos e até mesmo por resfriados. Os seus sintomas são confudindos com resfriados acompanhados de dor de cabeça.
Principais sintomas:

• Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã;
• Seu nariz escorre e fica obstruído
• Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca;
• Seu olfato fica prejudicado;
• Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionados.

Tratamento Rinite

O tratamento da rinite consiste em três pontos fundamentais:

1-  Higiene ambiental: A melhor forma de tratar a alergia e evitar contato com substancias que desencadeiam os sintomas. Mantendo os ambientes sempre limpos, para não haver pó o que desencadeia os sintomas da rinite alérgica.
Evitar tapetes, pelúcias e coisas que acumulam pó também ajuda no tratamento da alergia.

2-  Tratamento medicamentoso:  Se as medidas não forem suficientes para controlar os sintomas, sobre indicação medica e possível fazer uso de dois tipos de drogas, uma alivia os sintomas e outros previnem os mesmo.

3- Vacinas antialérgicas: Quando a higiene ambiental e os medicamentos não diminuem os sintomas, pode ser usada a vacina antialérgica, e muitas vezes o uso da mesma faz com que o paciente não sinta mais os sintomas da doença, e muitas vezes são dispensadas até o uso de remédios.

O que é Sinusite

Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por estruturas ósseas como a as cavidades nasais. Muitas vezes essa inflamação é confundida com um resfriado passageiro, a doença é diagnostica depois de relatar os seus sintomas ao medico e depois de realizar alguns exames básicos. Existem dois tipos de sinusite a crônica e aguda.

Principais sintomas:
A sinusite crônica é caracterizada pela a tosse que é mais freqüente a noite na hora que a pessoa vai dormir, quando a mesma se deita a secreção escorre pela parte inferior da fossas nasais e irrita as vias aéreas, ocorrendo assim à tosse.
A sinusite aguda tem como sintomas: dores de cabeça e no seio das faces. Na grande maioria dos casos a secreção nasal ocorre esverdeada ou amarelada o que causa a obstrução da vias aéreas. Febra, coriza e dores no corpo costumam estar entre os sintomas.

Tratamento da sinusite crônica

É difícil tratar a sinusite crônica os sintomas são constantes, é necessário utilizar antibióticos. Alguns médicos sugerem sprays nasais para aliviar o desenconforto.
Algumas formas de aliviar os sintomas da sinusite crônica:
• Inalar vapor de um vaporizador pode abrandar a inflamação.
• Spray nasal salino pode proporcionar alívio.
• Calor gentilmente aplicado sobre a área inflamada pode oferecer conforto.

Quando o tratamento médico falha, cirurgia pode ser a única alternativa para a sinusite crônica. Estudos sugerem que a maioria das pessoas que passaram pela cirurgia tem menos sintomas e melhor qualidade de vida.

Tratamento da sinusite aguda

O médico pode recomendar o seguinte para a pessoa com sinusite aguda:
• Descongestionantes para reduzir a congestão nasal.
• Antibióticos para controlar a infecção bacteriana, caso esteja presente.
• Analgésico para reduzir qualquer dor.
Muitas vezes os sintomas da sinusite aguda são erradicados com a utilização dos antibióticos. Quando um paciente sofre dessa enfermidade e possui outros problemas respiratórios como: asma, bronquite e rinite, os médicos costumam prescrever outros tipos de tratamentos.


Artigos Relacionados:

One Comentário

  • Ramon
    21 de outubro de 2011 | Permalink |

    Muito bom os tratamentos parabéns pela postagem.

Faça seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback para seu site. Você também pode responder a estes comentários via RSS.

Seu email não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Siga-me no Twitter @VivoBlogNet e fique por dentro das promoções e sorteios.